domingo, 13 de julho de 2008

Educação afetiva ou controladora? Foco nos conteúdos ou nos valores?

A afetividade contribui decididamente para o sucesso individual ou grupal.” A grande inclusão que precisamos na educação não é a tecnológica, embora necessária, mas a afetiva e de valores”.

Outra inclusão importante é a de valores, mostrarem aos alunos coerência entre o que ensinamos e praticamos. Além da inclusão digital precisamos da inclusão afetiva e ética, precisamos de pessoas (professores gestores,...) confiáveis, que ensinem o caminho correto, pratiquem e acreditem no mesmo. Possibilitando-os a caminharem por si só, a aprenderem e acreditarem nas oportunidades de cada um.

MORAM afirma que “o conteúdo sem vida é pouco significativo”, assim, os alunos acreditarão que a aprendizagem é difícil e complicada, desanimando-os quanto à aprendizagem por si só. Nosso dever é ensinar o que eles realmente precisam aprender, para vierem e m uma sociedade moderna e atualizada.

Portanto, devemos mostrar que podemos passar por várias dificuldades e obstáculos, mas devemos viver com verdade e coerência, do que viver em um mundo imaginário, sem perspectivas.

Nenhum comentário: